PREVENCOR
Centro de Cardiologia Diagnóstica
Casa      Consultas e Exames

Além de consultas, realizamos também os seguintes exames diagnósticos: 

·  ELETROCARDIOGRAMA

·  HOLTER

·  M.A.P.A.

·  TESTE ERGOMÉTRICO COMPUTADORIZADO

·  ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO

·  ECOCARDIOGRAMA DE CARÓTIDAS 

.  CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA
 
.  AVALIAÇÃO DE MARCAPASSO
 
 
DETALHES DOS EXAMES :

Eletrocardiograma

É um dos exames mais antigos utilizados em Cardiologia. Apesar de vários modelos/marcas e novas tecnologia (digital) todos funcionam basicamente da mesma maneira, isto é, captando os sinais elétricos gerados pelo coração (da ordem de milivolts), amplificando-ose filtrando-os. 
 Em seguida estes sinais são apresentados em monitores tipo televisão ou registrados em papel numa escala gráfica padronizada, permitindo o seu estudo e comparação. O Eletrocardiograma padrão é realizado e interpretado seguindo uma metodologia adotada mundialmente. O Eletrocardiograma normal tem basicamente a mesma apresentação para indivíduos com corações normais. O eletrocardiograma é um exame simples de realizar, indolor, sem riscos para o paciente e, geralmente, é realizado na consulta inicial com o Cardiologista. Contudo, para determinadas doenças (principalmente doenças das artérias coronárias) tem uma sensibilidade muito reduzida, isto é, um grande número de resultados normais quando realmente existe a doença.

Teste Ergométrico

O Teste de Esforço (TE) é um importante método diagnóstico complementar em cardiologia, devido seu baixo custo, baixo risco para o paciente, fácil realização técnica e grande sensibilidade. Basicamente consiste de um eletrocardiograma de esforço. 

 A finalidade principal do TE é detectar sinais de comprometimento das artérias coronárias, onde o eletrocardiograma convencional tem uma sensibilidade muito pequena. Inicialmente é realizado um eletrocardiograma de repouso (pré-esforço) para se detectar alguma contra-indicação ao exame e que servirá para comparação posterior. Após isso, não havendo nenhuma contra-indicação, o exame é realizado com a aplicação de estágios de intensidade crescente até atingir-se o estado de exaustão. Ao final de cada estágio é realizado um eletrocardiograma, a pressão arterial é aferida e, caso não haja nenhum sintoma/sinal limitante, um estágio de esforço maior é aplicado, repetindo este processo até a exaustão. Terminado o exame é então emitido o laudo levando-se em consideração alterações eletrocardiográficas, alterações do ritmo cardíaco, alterações da curva de variação da pressão arterial e outros parâmetros.

Ecocardiograma

A ecocardiografia é uma técnica diagnóstica não invasiva que utiliza o ultrassom de alta frequência (2.0-7.0 MHz), possibilitando a avaliação estrutural, funcional e hemodinâmica do sistema cardiovascular. O ecocardiograma foi introduzido na prática clínica pelo Dr. Feigenbaum, em 1965, na Universidade de Indiana, EUA. Atualmente o ecocardiodiograma se utiliza de várias modalidades que incluem: modo M, ecobidimensional, doppler, doppler colorido, eco de stress, eco com contraste, eco fetal, transesofágico e intravascular.

Holter

O Holter ou Eletrocardiografia Dinâmica, é um eletrocardiograma de 24 horas, ou seja o paciente é conectado através de diversos eletrodos a um "gravador"que armazena em seu interior o traçado do eletrocardiograma no período de 24 horas e depois analisa os traçados e verifica se houverem arritmias e quais as suas incidências. É um método bastante eficaz e que deve ser utilizado toda vez que as queixas do paciente forem compatíveis com distúrbios do ritmo cardíaco.

Mapa

O MAPA é um sistema de mensuração programada da pressão arterial, num período de 24 horas.
Os dados são gravados na memória do aparelho, que depois é conectado a um computador e feita a análise do ocorrido naquele período. Este exame fornece dados extremamente importantes no acompanhamento do tratamento dos pacientes hipertensos.